Com o objetivo de equiparar o Campeonato Brasileiro a ligas europeias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou a introdução do mesmo método de reposição de bolas da Premier League. A ação é conhecido por multiball, responsável por fazer os gandulas colocarem as pelotas no entorno do gramado e não entregando nas mãos dos jogadores.
A nível de conhecimento, os gandulas contratados por Grêmio e demais clubes da elite nacional terão o dever de repor as bolas em seus respectivos lugares, cabendo aos jogadores irem em direção as mesmas. Seguindo o mesmo critério do Campeonato Inglês, 16 esferas estarão à disposição nos quatro cantos do gramado, sendo devolvidas a cada lateral, tiro de meta ou escanteio.
Em um contexto geral, a metodologia adotada irá beneficiar todos os clubes e não somente aqueles que estarão ganhando as partidas. Com a CBF implantando a multiball, as partidas do Campeonato Brasileiro serão mais aceleradas, reduzindo a influência dos gandulas na manipulação do tempo e dando maior fluidez à bola rolando.
Para além de evitar a cera e colocar mais dinâmica nos jogos do Grêmio e companhia, a CBF também aprovou a adoção da tecnologia de impedimento semiautomático. Dessa forma, além das marcações acusarem a ação irregular dos jogadores quase que de forma imediata, irá evitar que os erros nas cabines do VAR gerem ainda mais polêmicas.
Grêmio de olho na mudança de calendário
Iniciando os trabalhos da pré-temporada, o Grêmio tomou ciência das mudanças significativas no ano de 2025. Em reunião com os presidentes dos times brasileiros, a CBF aprovou o calendário de competições com uma pausa de um mês a partir de junho. Em resumo, a decisão foi motivada pela participação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras no Super Mundial de Clubes.
Confira como ficou o calendário:
- Estaduais: Início em 12 de janeiro e final no dia 26 de março
- Supercopa do Brasil: 02 de fevereiro
- Copa do Brasil: 19 de fevereiro a 09 de novembro
- Brasileirão: 29 de março a 21 de dezembro
- Série B: 05 de abril a 22 de novembro
- Série C: 13 de abril a 26 de outubro
- Série D: 13 de abril 04 a 28 de setembro
- Conmebol Libertadores: 05 de fevereiro a 29 de novembro
- Conmebol Sul-Americana: 05 de março a 22 de novembro
- Conmebol Recopa: 19 de fevereiro e 26 de fevereiro (jogos de ida e volta)
- Mundial de Clubes da Fifa: 15 de junho a 13 de julho.